noticias572 Seja bem vindo ao nosso site Rota do Sol!

Brasil

Angra 1 pode ter mais 20 anos de vida útil

Publicada em 06/09/2023 às 08:33h - 28 visualizações


Compartilhe
Compartilhar a noticia Angra 1 pode ter mais 20 anos de vida útil  Compartilhar a noticia Angra 1 pode ter mais 20 anos de vida útil  Compartilhar a noticia Angra 1 pode ter mais 20 anos de vida útil

Link da Notícia:

Angra 1 pode ter mais 20 anos de vida útil

A Eletronuclear está negociando a renovação da Licença de Operação de Angra 1 até 2044. Em 2019, a empresa submeteu a Solicitação da Renovação da Licença da usina à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e já está avançando com o pedido de licença ambiental junto ao IBAMA. Como parte do processo, estudantes de graduação em engenharia vão desenvolver pesquisa para contribuir para o processo de extensão de vida útil da usina nuclear Angra 1, que começou sua operação comercial em 1985 e completaria a jornada de funcionamento inicial em dezembro do ano que vem. O programa é fruto da parceria entre a Eletronuclear, a Amazul e a Fundação Pátria, que promoveram um convênio que vai beneficiar 14 alunos com bolsas de iniciação científica.

A Eletronuclear está desenvolvendo uma série de medidas e avaliações técnicas para permitir que a primeira usina nuclear do país opere por mais 20 anos com eficiência e segurança. Como consequência, é possível manter a capacidade de geração de energia elétrica de uma fonte limpa e segura, sem a necessidade de construção de um novo empreendimento.

A empresa estabeleceu, como um dos seus principais projetos institucionais, a obtenção da renovação da Licença de Operação de Angra 1 até 2044. Nesse sentido, em 2019, a empresa submeteu a Solicitação da Renovação da Licença da usina à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Já foram realizados avanços significativos para preparar a usina, como troca dos geradores de vapor, aplicação de sobrecamada de solda – conhecida como weld overlay – nos bocais do pressurizador, troca da tampa do vaso de pressão do reator e substituição dos transformadores principais. Também foram implementados alguns programas, como o gerenciamento da obsolescência, além de inspeções e manutenção de estruturas de concreto.

Ainda em 2023, como parte do processo, a companhia vai apresentar a terceira Reavaliação Periódica de Segurança (RPS) à Cnen, seguindo recomendações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Serão avaliados 14 fatores de segurança. Entre eles estão o desempenho de segurança, e o planejamento de emergência e impacto radiológico no meio ambiente.

Além disso, ações referentes ao licenciamento ambiental para o período de operação de longo prazo de Angra 1 estão sendo negociadas com o IBAMA.

“É importante destacar que toda a comunidade será beneficiada. Isso porque a empresa poderá continuar oferecendo empregos para a Costa Verde fluminense e o país, e não precisará, para isso, iniciar um trabalho de construção do zero. Todos ganham com essa modernização”, finaliza o coordenador da Diretoria Técnica da Eletronuclear e responsável pelo LTO, José Augusto do Amaral.

Entre as atividades da Eletronuclear que visam dar sucesso ao chamado Long Term Operation (LTO), que em português significa Operação de Longo Prazo, está a celebração do convênio de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (ECTI). “Essa parceria foi firmada ainda em 2018, mas foi pensada inicialmente para alunos de mestrado e doutorado. Agora, o edital de seleção dos participantes contemplou também o nível superior, preferencialmente nas instituições de Angra dos Reis, onde estão localizadas as usinas nucleares brasileiras”, conta o chefe do Departamento de Gerenciamento de Envelhecimento da Eletronuclear, Roberto Caricchio.

 

Crédito: Diário do Vale




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (24) 99939-9078

Copyright (c) 2024 - Rota do Sol - A Rádio Rota do Sol é uma emissora comunitária devidamente outorgada pelo Ministério das Comunicação, que está no ar, há mais de 25 anos, levando música, informação e entretenimento às nossas Mambucabas e região
Fale conosco pelo Whatsapp!